IBAB - Igreja Batista da Água Branca

O QUE É IBAB CIDADE

A cidade só acontece e se realiza porque há pessoas – dilemas e potências reais – produzindo suas imaginações, memórias, linguagens, narrativas, estruturas e dinâmicas. As cidades são redes de afetos, encontros de pessoas. Antes de ser um complexo de edifícios, torres, parques, estradas, instituições, organizações e interesses comerciais, a cidade é a teia das humanidades. O nexo da criação e da realização das cidades é o encontro/relação entre as pessoas, e entre elas com os espaços.

Plantada há 80 anos na cidade de São Paulo, a IBAB testemunhou as transformações históricas deste território e viu as mudanças desta cidade-global mudarem, também, sua própria história e experiência como igreja local. A IBAB serviu a Deus na cidade, afetou a cidade com sua proclamação do evangelho, mas, também, foi afetada pela cidade, de muitas formas positivas, inclusive. Não é possível pensar a história da igreja dissociada da história plural e ambígua da cidade.

Atualmente, a partir das múltiplas inteligências e experiências de fé que comungam na IBAB, queremos intensificar o diálogo com a cidade e inovar na produção de iniciativas públicas que valorizem as vidas, as memórias e as singularidades da multidão de pessoas que constroem São Paulo. A partir das éticas públicas dos evangelhos e de uma espiritualidade inspirada por Jesus, aquele que celebrava o amor a Deus e ao próximo em todos os espaços e relações da cidade, queremos criar novas intervenções públicas e sociais que acolham a diversidade, reconheçam as narrativas plurais e questionem os sistemas de injustiças e violências que marcam a realidade urbana. Queremos colocar tudo que – pela generosidade de Deus – temos e somos à disposição do Reino de Deus para abençoar a vida das pessoas que fazem o cotidiano da cidade.

Para dar início a mais esta jornada de criatividade e colaboração com a cidade, apresentamos um novo ministério, que vai se chamar #IBABcidade e três novos conceitos/formatos de atuação para lançamento do #IBABcidade no contexto da igreja. Queremos que você conheça estes três primeiros formatos e venha construir conosco esta nova ação ministerial!

Para saber mais, e ver com qual formato mais se identifica, qual proposta tem mais relação com sua vocação ou habilidade, siga até os vídeos abaixo e assista a um brevíssimo tutorial sobre os formatos. Depois, você poderá ir até a sessão "quero me voluntariar" para deixar seu contato e sinalizar como você deseja se voluntariar para o #IBABcidade. Você poderá escolher entre: a) um formato específico, ou, b) se voluntariar para o ministério de forma ampla.

ATUAÇÃO


Espaço do #IBABcidade responsável por pensar e articular coletivamente a presença e a participação da IBAB nos espaços públicos e nas pautas de interesse comum da cidade leia mais...

Laboratório de inovação social, urbana e política do #IBABcidade. Espaço de pesquisa, análise, criatividade, experimentação e inovação focado na produção coletiva leia mais...

O mesa&co será o espaço de oração, contemplação e comunhão do #IBABcidade. Há um diagnóstico geral sobre a experiência humana nas cidades contemporâneas leia mais...

URBANUM

Espaço do #IBABcidade responsável por pensar e articular coletivamente a presença e a participação da IBAB nos espaços públicos e nas pautas de interesse comum da cidade. Neste primeiro momento vamos utilizar este formato para construir as pedagogias e os valores para a atuação da igreja no cenário público, sempre a partir de diálogos criativos entre as referências teológicas da igreja e as temáticas sociais e políticas que interessam ao bem comum e à convivência justa e democrática na cidade. Metodologia: palestras transdisciplinares seguidas de sessões de diálogos e mapeamento de oportunidades e demandas de atuação. Periodicidade: 3ª segunda-feira do mês. Local: IBAB.

NOOMADE.LAB

Laboratório de inovação social, urbana e política do #IBABcidade. Espaço de pesquisa, análise, criatividade, experimentação e inovação focado na produção coletiva de soluções para problemas reais do cotidiano das pessoas que vivem na cidade de São Paulo; Um espaço para se desenhar as artes do fazer, uma pedagogia comunitária com ênfase em propostas e solução de problemas urbanos. Queremos oferecer à ibab metodologias, tecnologias, atitudes criativas e ferramentas colaborativas que fomentem e suportem projetos públicos da igreja com a cidade. Em outras palavras, dar caminhos metodológicos para que a igreja cumpra com sua missão de servir às pessoas em suas necessidades integrais. A fé no evangelho integral demanda um compromisso radical com a criação comunitária de soluções integrais para os dilemas humanos na cidade. Metodologia: jornadas de criatividade, imersão em contextos, produção de pesquisas, geração de ideias e construção de projetos. Integração de métodos das ciências humanas, do design de serviços, das tecnologias de gestão de redes, dados e informações, e das tradições da espiritualidade cristã compondo uma pedagogia integral para a missão da igreja à serviço da vida plena na cidade. Periodicidade: Um sábado por mês + uma imersão em contexto de 01 semana em Julho. Local: IBAB e espaços públicos da cidade.

MESA&CO

O mesa&co será o espaço de oração, contemplação e comunhão do #IBABcidade. Há um diagnóstico geral sobre a experiência humana nas cidades contemporâneas: nunca estivemos tão esgotados existencialmente. Somos a cidade do cansaço. A aceleração da vida, a ditadura da performance e a tirania do desempenho, alimentadas pelo individualismo, pela competição e pela ideologia do mérito, lançam sobre o ser humano uma carga violenta e opressiva de cobranças. Exigências desproporcionais à resistência emocional das pessoas. Cuidar de si envolve negar o imperativo de desempenho e escapar desta pressão dos resultados. Cuidar de si significa parar o tempo da aceleração. Aí entra a espiritualidade como uma sabedoria. Para desacelerar a alma, criamos o Mesa&Co – um espaço místico – de oração, meditação, contemplação e outras práticas de espiritualidades cristãs – para você que se sente esgotado, exaurido, cansado e sobrecarregado da correria da rotina e do cotidiano violentamente estressante da cidade ou para você que está na luta para transformar a cidade, mas se sente igualmente cansado por lutar contra estruturas de maldades gigantescas e aparentemente imutáveis. Este é um espaço renovar a fé na vida e na transformação do mundo. Mas, para fazer isso no interior da experiência da oração e da contemplação. É o momento da mística da justiça, do silêncio revolucionário, na presença de Deus. Periodicidade: Segunda-feira, mensal. Local: IBAB e espaços públicos.

FELLIPE DOS ANJOS

Fellipe dos Anjos possui graduação em Teologia pela UMESP e pós-graduação lato sensu em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.

Mestrando, pesquisa Estado, violência e biopolítica no âmbito do capitalismo como religião no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

Casado com a Jéssika, pai da Lara.

AGENDA COMPLETA
GALERIA
TODOS OS VÍDEOS